Uma pedra natural quase sempre é a escolha mais bonita e requintada de revestimento, seja uma pia de banheiro, bancada de cozinha, piso de casa ou até mesmo uma parede. As opções de cores e padrões são intermináveis, mas apesar de serem associadas com resistência e durabilidade, os cuidados e características de cada rocha são diversos e podem ser tão impactantes para a sua escolha quanto a própria estética.


As rochas, por natureza, se degradam com o tempo, o destino de toda rocha nesse planeta é virar solo! A questão é o tempo que esse processo demora, você pode notar as mudanças em questão de segundos, ou esperar centenas de milhões de anos. O que vai definir esse tempo é a forma que a rocha interage com o ambiente em que ela se encontra.


O nome que damos para essa interação com o ambiente é intemperismo, esse pode ser um tema bem longo, mas selecionamos o essencial para te ajudar a fazer uma escolha consciente.

 

Apesar de esse ser um processo dinâmico e complexo, podemos separar o intemperismo em físico e químico.


Intemperismo físico


Esse é causado principalmente por impacto, atrito, flexão e dilatação da rocha. Já notou que um mármore, como o Bege Bahia risca e perde o brilho muito mais facilmente que um granito, como o Branco Ceará? Isso se deve à dureza dos minerais que compõem cada rocha, alguns riscam mais facilmente que outros, por isso devemos escolher com cuidado onde as rochas mais delicadas devem ser aplicadas, um piso de mármore é lindo, mas pense sempre em como ele ficará daqui a alguns anos! Se o seu ambiente é de tráfego intenso, o caminho principal das pessoas deixará um rastro fosco caso seu piso seja polido, ou um rastro lustroso caso seu piso seja texturizado.


Nesse ponto, os mármores são menos indicados, com os quartzitos e granitos sendo as melhores opções de revestimento.

E cuidado com variações consideráveis de temperatura, elas também podem causar trincas em seu revestimento!

 

Intemperismo químico


Os minerais que compõem as rochas possuem diferentes resistências à agentes químicos, um exemplo que vem de imediato é a fragilidade do mármore e calcário quanto ao contato com ácidos, mas essa não é a única fonte de preocupação. Minerais ferrosos tendem a oxidar quando em contato com a atmosfera, gerando manchas alaranjadas que podem ser uma dor de cabeça, ou dar o charme de sua peça! Às vezes, o resultado da reação de um mineral ocupa um volume maior que o original, “estourando” a superfície da pedra.


Esse é o principal ponto de preocupação na escolha de um revestimento, uma rocha mais suscetível à degradação por agentes químicos não é a mais indicada para uma fachada à beira mar, onde estará sujeita à ação direta da natureza, ou para uma bancada de cozinha, onde diversos alimentos e produtos de limpeza entrarão em contato com sua superfície. Novamente, quartzitos saem na frente, seguidos dos granitos básicos, os pretos e verdes, e finalmente os mármores.


Mas nem sempre a rocha precisa ser degradada para perder suas características estéticas. Todas as rochas apresentam uma porosidade, ela pode ser mínima, como os espaços microscópicos entre os cristais de um granito ou quartzito, ou um pouco maiores, como o espaço entre os grãos de um arenito, mas ainda assim, é uma das principais fontes de manchamento!


Um líquido que entra em contato com a pedra entrará nesses espaços, seja ele água, vinho, café, ou o azeite de pedaço de pizza...


À primeira vista, rochas ornamentais parecem ser apenas uma fonte de preocupações, mas existem algumas coisas que podemos fazer na Indústria, marmoraria ou em casa para recuperar, minimizar ou até mesmo evitar completamente esses problemas.


A Innovare Chemicals possui uma equipe de engenheiros e cientistas dedicados à atender cada desafio do setor, para proporcionar aos apreciadores das rochas ornamentais uma experiência cada vez mais tranquila e gratificante.


Você pode acessar a nossa sessão de produtos para conhecer nossas soluções para proteger a sua rocha...


E não se iludam, os materiais sintéticos e cerâmicos também possuem seus próprios desafios e desvantagens! Consulte sempre um profissional qualificado.